SINDSAÚDE/DF deixa trabalhadores em situação deplorável em época de festividades natalinas!
SINTES-DF aciona MPT contra Sindsaúde, que desrespeita ACT ao impor férias durante recesso
O Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais no Distrito Federal (SINTES-DF) recebeu uma carta do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde) no qual informa que os trabalhadores e trabalhadoras estarão de férias coletivas entre os dias 16 de dezembro e 15 de janeiro.
O período engloba o recesso coletivo previsto no Acordo Coletivo de Trabalho (CLT), entre o Natal e Ano Novo que há décadas são usufruídos pelos trabalhadores.
Além disso, essas férias coletivas 2023 e 2024, juntamente com 13º salário de 2023 e 2024 sequer foram pagos, além da apropriação indébita das mensalidades associativas dos trabalhadores.
Enquanto a grande maioria dos trabalhadores das entidades sindicais de Brasilia recebem seus direitos em dia, os empregados do SINDSAÚDE, além de assediados estão desanimados e desmotivados e amargam ao longo dos anos a triste realidade de conviver com essa situação deplorável.
Há 9 anos, o Sintes-DF precisa acionar a justiça para bloquear os recursos na fonte da Secretaria de Saúde para garantir o pagamento dos salários dos funcionários do SindSaúde.
Todas as rescisões também só são pagas por meio da justiça!
Mas os problemas no SindSaúde não param por aí:
Os salários dos trabalhadores e trabalhadoras estão defasados em mais de 35%, pois desde 2017 não é concedido nenhum índice de reajuste ano a ano, além de desrespeitar de forma irresponsável os direitos dos empregados, a diretoria do SINDSAÚDE viola frontalmente a aplicabilidade do PCCS conquistado pelos trabalhadores.
Um Comitê de Negociação foi criado pelo SINTES-DF para representar denúncia e pedido de mediação no Ministério Público do Trabalho (MPT) a fim de resolver a situação caótica protagonizada pelo SINDSAÚDE/DF.
Com isso, o SINTES-DF repudia mais este absurdo do SindSaúde, que atenta contra direitos garantidos por lei. É um desrespeito com a categoria!
O SINTES-DF seguirá na luta contra os desmandos da gestão do SindSaúde!